Como liderar, motivar e inspirar os seus colaboradores a fazerem um bom trabalho?

Já conheci lideres que agiam na base do medo e até da repressão no meio corporativo para alcançar resultados, logo, aquele profissional que não conseguisse cumprir suas ordens (ou alcançar metas) não duravam muito tempo.

Também conheci lideres que optavam pela conversa e de sua capacidade em gerenciar equipes de forma pacífica e agradável.

Que tipo de Líder você é?

Como motivar e inspirar pessoas a fazerem um trabalho de excelência sem precisar da utilização de uma linguagem que pode transformar o ambiente de trabalho em um local de dissimulações?

Vamos conversar um pouco sobre isso?

PROCURE GANHAR O CORAÇÃO DO SEU LIDERADO

A melhor maneira de estimular as pessoas a te seguirem é atraí-las para próximo de você. Aproxime-se dos profissionais que você lidera, não fique esperando por eles. Trate-os como amigos. Conheça suas opiniões, seus gostos e costumes.

FAÇA MANUTENÇÃO DA AMIZADE

Manutenção de relacionamentos é sempre importante antes de tentar influenciar pessoas para que te sigam. Cada profissional tem uma história, então, se interessar e se preocupar com elas te torna alguém mais acessível.

CÍRCULO DE GENTE “DO BEM”

Se você anda com profissionais (ou até Gerentes) que são classificados como  “malas”, “chatos”, “mal educados” e não conseguiu mudar estas pessoas, se você só anda com elas,  corre sério risco de  ser classificado  com os mesmos  adjetivos que elas. Com isso, você pode perder a chance de ter pessoas legais no seu círculo de amizade.

Conhece aquele velho ditado  “mostre-me com quem andas que te direi quem és”?

CONFIANÇA

Suas decisões devem ser pensadas com carinho, para, ao toma-las, não acabe fazendo a coisa certa na hora errada. Isso gera desconfiança.

Desenvolver habilidades de um grande líder requer mais que treinamento e força de vontade. É preciso também que haja uma mudança de comportamento e pensamento em relação à equipe, ou seja, os profissionais não são seus subordinados, eles são seus colaboradores.

 

Até lá!

Deny Libéttener