Conforme prometido no artigo anterior, depois de falar a respeito de Gestão de Custos antes da Crise (acredite, isso não costuma acontecer com a frequência que deveria), passo a explanar sobre providências simples para redução de custos de uma empresa.

Se existe um custo que, se interrompido, não atrapalhará o processo de produção do seu produto ou serviço, ele deve ser incluído na lista de cortes. Lógico que, antes de “passar a foice”, é importante verificar todos os impedimentos que possam existir em relação ao corte deste custo, como por exemplo, uma possível multa contratual com um determinado fornecedor.

O que me leva para a questão de renegociação de contratos. Ora, qual fornecedor quer perder um cliente? Quantas vezes você pensou em cancelar um serviço de canal por assinatura de sua residência e ao dizer a palavra mágica “quero cancelar” o atendente lhe convence com condições mais atraentes? Então, analise os contratos de fornecedores da sua empresa e renegocie preços e condições de pagamento.

Pegando o gancho do canal por assinatura, posso dizer que eu mesmo já troquei de empresa fornecedora de canal a cabo por não concordar com os termos da renegociação de contrato. Na sua empresa não é diferente! Se existe um fornecedor que se tornou caro, comparado aos seus concorrentes, que não quer renegociar e que a sua substituição não afetará a qualidade do seu produto ou serviço, não pense duas vezes, troque imediatamente.

Crendo que você tenha preocupação com a gestão de custos antes da crise e não está passando por um processo de redução de custos compulsória, um planejamento estratégico para definir  as metas de redução pode ser um diferencial, principalmente se ele proporcionar uma vantagem competitiva sustentável em relação a sua concorrência.

Não pretendo me alongar, logo, não poderia deixar de dizer que muitas empresas gastam bastante com telefonia. Reveja o seu plano, principalmente se você faz muitos interurbanos. Adote programas e aplicativos de comunicação como o Skype, whatsapp, entre outros.

Já pensou em considerar a Terceirização de mão de obra? Esta forma de contratação também pode ser um grande diferencial quando o assunto é redução de custos.

Deny Libéttener