No artigo anterior conversamos sobre dois perfis de liderança e também foi sugerido um bom caminho para o tratamento com seus colaboradores. Com o objetivo de aprofundarmos este tema, vamos dar nomes aos Estilos de Liderança.

Estilo Autocrático – Ênfase no Líder

O líder determina as providências, fixa as diretrizes e as técnicas para a execução das tarefas sem qualquer participação do grupo. Apresenta um perfil dominador e geralmente é econômico nos elogios

 

Estilo Democrático – Ênfase no Líder e nos colaboradores

O próprio grupo esboça as providências, as diretrizes e as técnicas para atingir o alvo, cabendo ao Líder à função de conselheiro, quando não, um membro normal da equipe.

 

Estilo Liberal – Ênfase nos colaboradores

Existe total liberdade na tomada de decisões e a equipe é estimulada a demonstrar espírito de iniciativa e criatividade. A participação do Líder é limitada, se restringindo ao fornecimento de subsídios para o desenvolvimento da tarefa.

 

Em 1939, foi feito um estudo com o objetivo de verificar o impacto causado pelos três estilos de liderança em crianças de 10 anos. Grupos de crianças submetidas à liderança autocrática apresentaram a maior quantidade de trabalho produzido. A liderança liberal apresentou  resultados abaixo do esperado quer em termos de quantidade, quer em termos de qualidade do trabalho. Já com o grupo de crianças sob a liderança democrática, apresentaram uma produção inferior à conseguida com a liderança autocrática, porém, a qualidade do trabalho foi superior.

 

Deny Libéttener